Em 2008, as redes e associações de negócios apresentaram crescimento nominal de 12,1% sobre 2007, com faturamento bruto de R$ 19,84 bilhões. O número representa cerca de 12,5% de todo o setor de supermercados no Brasil. O faturamento real, já deflacionado pelo IPCA do IBGE, aumentou 5,97%. É o que mostra a 9ª Pesquisa sobre Redes e Associações de Negócios, realizada pela Abras – Associação Brasileira de Supermercados em parceria com a LatinPanel, que traça o perfil do segmento e indica tendências para o futuro dos pequenos supermercados.
O levantamento também registrou crescimento de 2,9% no número de lojas das redes, passando de 3,4 mil estabelecimentos, em 2007, para 3,5 mil lojas, em 2008. As três primeiras colocadas no ranking de redes são a Super Rede, do Ceará (faturamento de R$ 981,9 milhões); Central de Compras, do Espírito Santo (R$ 815,5 milhões) e a Unisuper, do Rio Grande do Sul (R$ 602 milhões).
