As famílias brasileiras ampliaram em 14% o volume de compras das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e de produtos de limpeza no primeiro semestre deste ano. É o que revela a pesquisa “Mais Mais – A Escolha do Consumidor”, desenvolvida pela LatinPanel para a revista SuperVarejo, da APAS – Associação Paulista de Supermercados.
De acordo com o estudo, todas as cestas analisadas tiveram desempenho positivo de janeiro a junho de 2009, frente ao mesmo período do ano anterior. As campeãs de crescimento foram as cestas de alimentos e de produtos para limpeza do lar, que registraram expansão de 15% e 13% em volume, respectivamente. Já a cesta de bebidas cresceu 8%, enquanto a de higiene e beleza, 6%.
“O bom resultado do consumo no primeiro semestre se refletiu diretamente no aumento do número de categorias presentes no carrinho de compras dos brasileiros, principalmente nas classes D e E”, explica João Sanzovo Neto, presidente da APAS. “A indústria de bens não duráveis não foi afetada pela crise econômica mundial”, completa.
Para Sanzovo, diante de um mercado competitivo e globalizado, chegar a ser líder e, principalmente, permanecer na liderança torna-se um desafio contínuo no dia a dia das empresas. As informações foram coletadas semanalmente em 8,2 mil lares brasileiros, e a pesquisa publicada na edição de setembro da SuperVarejo.
