O mercado masculino representa 37% das categorias Top de higiene e beleza (desodorantes, sabonetes, tinturas, shampoo, pós-shampoo, cremes para pele e lâminas de barbear). É o que aponta a pesquisa “O Mercado e o Shopper Masculino” realizada pela Nielsen, instituto de pesquisa parceiro da Associação Paulista de Supermercados (APAS). O estudo concluiu também que o supermercado é o canal de distribuição mais utilizado para a compra do desodorante masculino – produto mais consumido pelos homens.
A pesquisa, realizada em abril deste ano, apontou que o mercado masculino concentra-se nas categorias de lâminas de barbear, sabonetes e desodorantes. O shampoo masculino também é listado entre os itens mais consumidos, sendo uma categoria com potencial de crescimento. Outro dado relevante é o de que 42% dos homens estão presentes no ato da compra, seja acompanhado da esposa, da esposa e filhos ou revezando com ela.
Embora o canal supermercados (autosserviço) ainda seja o lugar mais procurado pelo público masculino na hora da compra do desodorante, nota-se um avanço de outros setores, principalmente o de porta a porta. “Esse crescimento é ainda maior no interior, onde as empresas que atuam no segmento de vendas diretas têm maior influência”, conta Rodrigo Mariano, economista da APAS. Outros canais em destaque na venda de produtos de beleza masculinos, apontados pela pesquisa, foram farmácias/drogarias e cash & carry (“atacarejos”).
Acesse aqui a íntegra da pesquisa.
