Um dos homens mais importantes do setor supermercadista no mundo, o vice-presidente do Fairwaiy, Steven Jenkins, palestrou no painel Fairwaiy: um supermercado que conquistou a confiança do consumidor do 30º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados .
Com mais de 40 anos de experiência no setor supermercadista, o magnata da rede Fairwaiy contou como revolucionou o setor supermercadista norte-americano. A rede é o principal destino de todos os produtos alimentícios especiais e internacionais em Nova York.
Steven contou em sua palestra como conquistou a confiança dos seus clientes a partir de atitudes simples, porém, que nenhuma rede americana de mercados até o momento tinha: um trabalho diferenciado em food service. “Criamos a opção de o cliente experimentar o que está comprando”, conta.
O executivo ainda afirmou que pequenas ações como essas criam um espírito de confiança, além de uma experiência de compra especial. Mas para entender bem do negócio supermercadista, Steven atuou em várias frentes do seu trabalho. “Eu era o cara do balcão, mas pensei que poderia revolucionar o varejo de Nova York”. Foi assim que o executivo conquistou espaço no mercado nova-iorquino. “Levamos cadeias de supermercado à bancarrota”, completou.
Entretanto, as boas práticas adotadas por Steven não são ideias dele. “Tudo o que eu fiz eu aprendi em algum lugar da Europa e quando os clientes vão às minhas lojas sentem como se estivessem lá”.
Preço justo e inteligência
Segundo o empresário, o sucesso do negócio do varejo alimentar não é fácil quanto deveria ser. Uma boa loja, situada numa localização decente, gôndolas, refrigeradores e uma equipe competente não são garantias de sucesso.
Estabelecer confiança vai além de um bom tratamento, é preciso ter produtos de boa qualidade associados a um bom preço. O executivo lembra que é fundamental estudar muito sobre o negócio, o consumidor deve aceitar que você sabe mais sobre o produto do que o agricultor que o cultivou, que o produtor de queijos que o fabricou, ou o cafeicultor, que cultivou, moeu e tostou os grãos. “E é aí que a paixão entra na jogada. Assim criamos desejo no consumidor, nós dizemos o que ele quer, ele precisa descobrir no mercado o que vai fazer para o jantar”, conta.
Serviço
APAS 2014 – 30º Congresso e Feira de Negócios
Coletiva de imprensa: dia 05/05/2014, das 11h às 12h;
Solenidade de Abertura: dia 05/05/2015, das 14h às 15h;
Exposição: de 05/05/2014 a 07/05/2014, das 14h às 22h; e dia 08/05/2014, das 14h às 20h;
Congresso: de 06/05/2014 a 08/05/2014, das 08h às 14h;
Local: Expo Center Norte, localizado na Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP
