Na última quinta-feira (2 de abril), ocorreu na Prefeitura de Piracicaba o ato oficial de assinatura do decreto regulamentador da Lei Complementar nº 233, que altera o Código de Posturas do Município, obrigando o comércio a utilizar sacolas retornáveis, biodegradáveis ou oxibiodegradáveis para acondicionar as compras dos supermercados, ao invés das sacolas plásticas. O presidente da APAS, João Sanzovo Neto, esteve presente neste dia, bem como representantes das redes Pão de Açúcar, Wal-Mart, Carrefour e da Associação de Panificadores de Piracicaba.
O procurador geral do município, Milton Sérgio Bissoli, que representou o prefeito Barjas Negri, e o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, acompanhados do autor da lei, o vereador Capitão Gomes, fizeram a assinatura do decreto. Os empresários do setor envolvidos no projeto acreditam que a legislação em vigor, no município do interior paulista, deverá servir de modelo para o restante do País, já que representa uma atitude de consumo consciente.
O debate da entidade com a Prefeitura Municipal garantiu que a substituição das embalagens descartáveis pelas retornáveis ocorresse em um prazo maior, de 18 meses.
