A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco vai retirar mais de 285 milhões de sacolas descartáveis nas cidades de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho, no interior de São Paulo. APAS, Prefeitura, Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI), Associação dos Panificadores de Piracicaba e Região e entidades representativas dos municípios lançaram oficialmente a ação nesta terça-feira (29 de novembro) para a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados.
“O setor supermercadista de São Paulo está empenhado pela sustentabilidade. Juntos diminuiremos consideravelmente o descarte irracional de sacolas e ajudaremos na preservação do meio ambiente”, disse o diretor da APAS Regional Campinas, Alexandre Ferrato dos Santos durante o evento na sede da ACIPI. Também estiveram presentes no evento de lançamento da Campanha o secretário de Meio Ambiente de Piracicaba Rogério Vidal, o presidente da ACIPI, Jorge Aversa Júnior, e autoridades locais.
Durante o evento foi apresentada a pesquisa feita na cidade de Jundiaí, onde foi realizado um projeto-piloto da campanha a partir de agosto de 2010. O levantamento, feito pelo Ibope Inteligência, mostra que a população está satisfeita com a mudança de hábitos: 77% dos entrevistados são favoráveis a não utilização de sacolas descartáveis e 73% não concordam com o retorno das sacolas descartáveis nos supermercados. A pesquisa mostra ainda que 83% da população de Jundiaí querem a ampliação da campanha para outros tipos de comércio e 93% apóiam a expansão para todo o Estado de São Paulo.
Para a diretoria da APAS, os resultados da campanha em Jundiaí indicam a grande aceitação da população e incentivam o trabalho que está sendo feito em todo o Estado. “O apoio das associações comerciais e demais entidades representativas da sociedade torna-se imprescindível para o sucesso da campanha. Agradecemos a parceria da ACIPI, que fortalecerá ainda mais esta iniciativa”, disse o diretor da APAS Regional Campinas, Alexandre Ferrato dos Santos.
O presidente da ACIPI, Jorge Aversa Jr., afirmou que como entidade representante da classe empresarial de Piracicaba, as expectativas são positivas. “Temos trabalhado junto às empresas da cidade sobre questões de meio ambiente. A ACIPI promove iniciativas e está engajada em projetos de sustentabilidade e responsabilidade social, com o objetivo de fomentar em todos os segmentos, como cada um pode contribuir”.A ACIPI informa que atualmente possui 3.750 empresas em seu quadro associativo, pertencentes ao comércio, indústria e prestação de serviços, “Vamos trabalhar para que a maior parte das empresas instaladas em nossa cidade, se conscientizem e busquem soluções, dentro de suas áreas de atuação, para tirar o planeta do sufoco”, acrescentou o presidente da ACIPI.
Legenda da foto acima: Thiago Pietrobon (diretor da Solam Soluções Ambientais), Levi Roccia (presidente da Associação dos Panificadores de Piracicaba e Região), Alexandre Ferrato (diretor Regional da Apas), Francisco Rogério Vidal (secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente) e Adilson Sartori (diretor da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba)
Veja Mais:
Piracicaba e Rio das Pedras apoiam Campanha

Diretor da APAS Regional Campinas, Alexandre Ferrato dos Santos
