Na manhã desta terça-feira (02/02), o Grupo BTR Varese realizou no Espaço APAS Centro de Convenções, o evento Pós-NRF São Paulo 2016, que trouxe ao público varejista brasileiro os principais assuntos tratados na tradicional feira de varejo realizada anualmente no mês de janeiro, em Nova York. Muitas tendências foram observadas nesse ano, além dos desdobramentos de temas já conhecidos pelo setor.
“O assunto que mais se falou neste ano na NRF foram os Millenials, ou a Geração Y, como são conhecidos no Brasil os jovens nascidos entre os anos de 1980 e 2000. Eles deixaram de ser tendência e passaram a ser realidade”, explicou o sócio da BTR Educação e Consultoria e presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra.
No grupo dos Millenials, Terra destacou que é importante entender o comportamento desses novos consumidores, que são multiculturais. “Eles estão menos preocupados com pessoas e mais preocupados com as experiências”, apontou o profissional em varejo, dizendo que esses jovens já representam 27% da população adulta dos EUA.
As tendências em tecnologia também estiveram no foco das discussões nesse ano na NRF, a exemplo da IOT, sigla em inglês para o termo “internet das coisas”. Terra mostrou que os dispositivos agora apresentam diferença estética, passando da dimensão funcional para a dimensão da moda.
A tecnologia também é vista como uma ferramenta para minimizar aquilo conhecido como “No Friction”, ou em português, “Zero Atrito”, que é reduzir os contratempos com simples soluções. “Antigamente para chamar um táxi era preciso fazer uma ligação e então dizer ao motorista o trajeto, correr atrás do troco para pagá-lo. Agora com o aplicativo Uber, ao selecionar o serviço no smartfone, o serviço já vem com todas as informações que preciso”, contou Terra, dizendo que os varejistas precisam identificar os tipos de atritos existentes em suas empresas.
A cobertura completa do evento Pós-NRF São Paulo 2016 estará disponível na edição de março da revista SuperVarejo.
Link da notícia: http://www.supervarejo.com.br/pos-nrf-apresenta-as-tendencias-do-varejo-mundial/
Por Nathalie Gutierres – Jornalista da Revista SuperVarejo