Nesta quarta-feira, 22, o Espaço APAS Centro de Convenções foi a casa do varejo por algumas horas, uma vez que sediou mais uma edição do Pós-NRF – evento que recebeu a presença de especialistas em consumo, tecnologia, comportamento dos shoppers e economia no âmbito do setor varejista. O objetivo do encontro foi apresentar as tendências e tecnologias expostas na 103ª edição da NRF’s Annual Convention & Expo, realizada entre os dias 12 e 15 de janeiro, em Nova York, Estados Unidos.
O Pós-NRF foi marcado por um discurso homogêneo entre os palestrantes, que, em diversos momentos, fizeram menção às falas do presidente da APAS, João Galassi, em seminário internacional de varejo promovido pelo IBEVAR/NOVAREJO, no Harvard Club New York. Na ocasião, Galassi afirmou que “o varejo brasileiro não tem voz” e cobrou maior união do setor, a fim de criar uma governança setorial do varejo brasileiro. Roberto Meir, presidente do Grupo Padrão, ressaltou a importância do setor varejista para o PIB do País e fez menção ao presidente da APAS. “Aqui temos lideranças fortes e trata-se do momento ideal para todos os setores do varejo se unirem, como bem disse o João Galassi nos Estados Unidos”, disse.
Cláudio Felisoni de Ângelo, presidente do IBEVAR/NOVAREJO, seguiu a mesma linha de raciocínio e cobrou uma articulação política mais forte em prol do setor. “Devemos levar em consideração o desafio lançado presidente Galassi, no Harvard Club New York”, disse. Segundo o presidente do IBEVAR, 10% das pessoas mais ricas do País são responsáveis por quase 43% do consumo nacional, o que mostra o grande potencial de consumo. “O investimento no setor vai gerar renda e estímulos de consumo”, completou.
Os especialistas abordaram as tendências e tecnologias expostas na 103ª edição da NRF’s Annual Convention & Expo à centena de profissionais presentes no Espaço APAS Centro de Convenções. As palestras se balizaram pela importância de conhecer o consumidor e proporcionar um maior engajamento, por meio da proximidade e intimidade. As novas tecnologias e a união dos mais diversos canais de vendas também foram bastante mencionadas durante o evento, a fim de proporcionar a melhor experiência possível de venda aos consumidores.
Convidado para falar no Pós-NRF, João Galassi, mais uma vez bateu na tecla da “união e fortalecimento da voz do setor”. Segundo o presidente da APAS, o varejo brasileiro não tem um dado compilado para dar subsídios a uma discussão acerca das melhorias no setor. “Precisamos levar uma voz forte do varejo até Brasília e mostrar a importância do setor para o País. Não é um caminho da APAS, da ABRAS ou de qualquer entidade, é um caminho que deve ser seguidos por todos em conjunto”, afirmou.
O presidente da Associação Paulista de Supermercados aproveitou a ocasião para enaltecer o tema da Feira APAS 2014, que, pautado na “CONFIANÇA – Fundamento do time campeão”, está alinhado à qualquer relacionamento – seja pessoal ou profissional. “A CONFIANÇA é a base da construção do varejo e amarra a colaboração, o capitalismo consciente e a sustentabilidade”.
O presidente João Galassi pede a união e fortalecimento da voz do setor