Para aumentar o fluxo de pessoas nas lojas em até 25% e, consequentemente, elevar o faturamento – em 5% apenas nos postos -, redes médias do setor supermercadista, como a Coop (Cooperativa de Consumo) e a Savegnago, além do Makro Atacadista, pretendem seguir as gigantes supermercadistas e investir na abertura de postos de combustível – segmento em expansão no País.
Para o professor Nuno Fouto, do Programa de Administração do Varejo (Provar), a estratégia das redes é vender gasolina com margens de lucro baixas e atrair público para as operações tradicionais da empresa. “Eles ganham com a venda em escala, ou seja, mantêm o posto e a loja movimentados”, afirma.
Com a atenção voltada para esse nicho, a Coop pretende investir cerca de R$ 7 milhões, este ano, para construir postos de combustível em sete unidades da rede no interior paulista. Os primeiros a serem instalados serão nas cidades de Tatuí, Piracicaba, Sorocaba e São José dos Campos.
Na Rede Savegnago, com um posto em funcionamento, o plano é inaugurar em 2010 três postos que não levarão o nome da supermercadista, mas o da bandeira BR – marca da Petrobras. “A gente prefere associá-los a uma bandeira conhecida no segmento”, conta o diretor da companhia, Sebastião Edson Savegnago.
Para o diretor da rede, investir em novos nichos que tenham sinergia com o varejo supermercadista é importante para o crescimento da companhia, pois dará fôlego na disputa regional com grandes redes do setor, como Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart, que têm ampliado suas operações em novos mercados. “Já temos um trabalho para atender o cliente e, com a novidade, conseguimos agregar valor ao negócio. Com postos nas lojas, o cliente vai abastecer e comprar também”, completa.
Fonte: Jornal DCI
