As grandes redes de supermercados, caracterizadas pela ampla oferta de produtos, deverão passar por transformações em breve. Um levantamento feito pela consultoria Nielsen revelou que esse formato está perdendo força em tempos de consumo acelerado. De janeiro a junho, o segmento no país registrou queda de 7% no volume de vendas, na comparação com igual intervalo de 2009. Já em relação ao faturamento dessas empresas, o recuo foi de 9%.
Na contramão do setor estão os supermercados de bairro que, pela praticidade, têm atraído cada vez mais clientes. O estudo indica que esses estabelecimentos atingiram crescimento nas vendas de quase 10% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2009.
Para o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, o movimento condiz com a realidade atual do brasileiro. “Os estabelecimentos de bairro oferecem características valorizadas hoje em dia, como a comodidade”, constatou. Sem distinguir o tamanho das lojas, a Amis prevê expansão do setor em 7% para este ano, em relação a 2009, e faturamento de R$ 13 bilhões.
Fonte: Diário do Comércio – MG
