A dois meses do Natal, os supermercados do Estado de São Paulo já dispõem de uma grande variedade de panetones nas gôndolas e, neste cenário, as vendas registradas até o momento superam os índices do mesmo período do ano passado. Por esse motivo, a expectativa é que, neste ano, haja um crescimento de até 10% na produção.
“O consumo de panetone no Brasil vem crescendo ano a ano. Diante do aumento na demanda, as empresas começam a disponibilizar cada vez mais cedo o produto”, afirma o gerente de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Rodrigo Mariano.
A estratégia para os próximos meses é aproveitar a grande procura para incrementar as vendas deste item nos supermercados. No que diz respeito aos reflexos para o bolso do consumidor, o aumento nos preços dos insumos – principalmente aqueles que são negociados no mercado internacional e foram impactados pela alta do dólar nos últimos meses, como por exemplo, o trigo – deve elevar em cerca de 6% o preço de panetones.
Entretanto, o cenário acima é pautado no ápice da elevação da moeda norte-americana, que ocorreu em junho deste ano. “No atual momento, a queda no valor do dólar trará um efeito positivo, porém, não muito relevante. O aumento verificado no dólar, nos últimos meses, elevou a cotação de alguns produtos, entretanto, desde o início a alta foi gradual e acabou não sendo repassada de maneira imediata e total para os produtos”, ressalta Mariano. Para o economista da APAS, o cenário que engloba uma maior estabilidade do dólar resulta também em preços mais estáveis ao longo dos próximos meses, não impactando de forma considerável no bolso do consumidor para a compra de itens nas festas de fim de ano.
