De acordo com dados da Nielsen, empresa especializada em pesquisa de mercado, os preços dos sacos de lixo mais vendidos tiveram queda de até 19,7% neste ano, no Estado de São Paulo, devido a maior concorrência do setor. As quedas de preços mais expressivas foram observadas nas embalagens contendo 40 sacos (-19,7%), 5 sacos (-13,1%) e 20 sacos (-11,8%), de todos os tamanhos. Em valor, a maior representatividade concentra-se na embalagem contendo 30 sacos, que teve seu preço recuado em 10,6% este ano, ao passo que o maior volume de vendas é de embalagem com 10 sacos, com preços menores em 11,8% quando comparado aos preços praticados em 2011.
A mudança de hábito em relação ao uso de sacolinhas plásticas descartáveis, não adequadas à logística da coleta pública do lixo domiciliar, para sacos plásticos produzidos conforme norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é muito importante para que as cidades se tornem mais limpas e com menores impactos ambientais e sociais, especialmente para as populações mais carentes. Essa redução nos preços dos sacos de lixo normatizados deverá estimular o consumidor a optar por um produto mais sustentável e que proporcione melhor qualidade de vida para a população em geral.
Para estimular as oportunidades de negócios do setor, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) assinou convênio com a Embalixo, empresa produtora de sacos de lixo, o que possibilitará aos associados vantagens na negociação para que possam oferecer a seus clientes sacos de lixo de qualidade a preços competitivos. Com essa iniciativa, a APAS incentiva as ações de sustentabilidade que desenvolve desde 2007.
Os sacos produzidos pela Embalixo são feitos de aparas de plástico ou de materiais reciclados. A incorporação de materiais reciclados representa um importante componente social na medida em que agrega o trabalho das cooperativas de catadores. Todos os produtos atendem às normas NBR 9191 (ABNT), cujo tamanho, espessura e cor são apropriados para que a população possa colocar o lixo nas portas das casas corretamente, sem risco de serem levados para os bueiros em caso de enchentes. A empresa possui certificação de sacos de lixo e passa constantemente por auditoria, inclusive pela Associação Brasileira de Marcas Próprias (ABMAPRO).
“Para nós, o importante é oferecer um produto adequado, a preços acessíveis, que atenda às necessidades do consumidor e que contribua para tornar nossas comunidades mais limpas e sustentáveis”, diz o diretor da Embalixo Rafael Costa.A APAS reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população. “Essa parceria é mais uma demonstração do empenho do setor supermercadista paulista na construção de uma sociedade cada vez mais sustentável para todos”, afirma o presidente da APAS João Galassi.
