Os supermercados de todo o Estado de São Paulo substituirão definitivamente as sacolas descartáveis a partir do dia 4 de abril. A Prefeitura de Itapevi, no interior de São Paulo, atenta à campanha sustentável do setor, apoia a iniciativa e ajudará na conscientização dos consumidores.
A prefeita Ruth Banholzer, o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, o vereador Paulo Rogiério de Almeida e o secretário do Meio Ambiente Evangelista Limas reuniram-se com supermercadistas no último mês para planejar a ação. “Queremos efetivar a conscientização junto à população e empresários da cidade”, disse a prefeita.
“Esta é a segunda reunião sobre o assunto. Planejamos expandir o projeto para o todo o comércio local, até mesmo para os feirantes. O mais importante é a conscientização da população sobre os malefícios do descarte incorreto”, disse o secretário do Meio Ambiente Evangelista Limas.
O encontro aconteceu no CEMEB Bemvindo Moreira Nery e também tratou das regras do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público Estadual, o Procon-SP e a Associação Paulista de Supermercados (APAS).
TAC
O acordo prevê um período de adaptação dos consumidores à nova prática sustentável. As redes de supermercados, até 3 de abril, devem continuar disponibilizando um meio gratuito para o transporte de mercadorias para no dia 4 deixarem de distribuir ou vender as sacolas descartáveis.
Os consumidores, então, devem levar de casa suas sacolas reutilizáveis ou optar por outra alternativa ecológica, como caixas de papelão e carrinhos ecológicos.
Leia aqui a íntegra do TAC.
Legenda da foto acima: O diretor da APAS Distrital Oeste José Eduardo de Carvalho fala para supermercadistas e representantes do poder municipal de Itapevi sobre as ações do TAC
