O presidente e CEO do Instituto IGA Coca-Cola, Paulo Goelzer, mostrou a cerca de 200 congressistas da APAS 2011 a importância do treinamento para o crescimento das empresas e fez um convite para que os empresários conheçam seis cursos disponibilizados no estande da APAS no evento.
Até dezembro, a entidade deverá oferecer 20 dos 85 cursos previstos no convênio firmado com o instituto para a criação do e-super (Escola Digital de Supermercados) e Goelzer aproveitou sua palestra para comentar esses treinamentos voltados para funcionários de supermercados.
“Os cursos vem sendo utilizados em todo o mundo para identificar talentos, para melhoria de desempenho e salários, promoção dos colaboradores mais interessados em aprender, e enquadramento legal, nos casos em que o governo pede certificações para a venda de bebidas e cigarros, como nos Estados Unidos”, afirmou Goelzer, que ressaltou os resultados da aplicação dos treinamentos nas empresas. “Um estudo mostrou que 71% dos colaboradores que passaram pelos cursos reduziram erros no trabalho. Imaginem isso em termos de redução de perdas”, disse.
Atualmente, o instituto apresenta 89 cursos de cerca de duas horas cada, divididos em algumas fases. Para receber o certificado, o colaborador deve conseguir um desempenho de, no mínimo, 80% nos testes.
Como seu funcionário responderia?
“Na Disney, se você pergunta a que horas será realizada a parada das 15h, o funcionário não responderá apenas que, como o nome diz, às 15h. Pelo contrário, ele informará que ela ocorre entre tais e tais vias e que o horário foi pensado pela posição do Sol, de forma que as fotos possam ser tiradas de ambos os lados da rua. Agora, pensem nos supermercados. Como o funcionário responde se perguntarmos onde ficam os tomates?”, indagou Goelzer durante a palestra, mostrando a importância do treinamento e da antecipação das necessidades do cliente.