O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi esteve nesta quinta-feira (21 de junho) na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, no Rio de Janeiro, onde participou do painel “Desenvolvimento Territorial, Sustentabilidade e Mercados” da Arena Socioambiental, juntamente com o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário Adhemar Lopes de Almeida e a conselheira Sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na América Latina e Caribe Emma Torres. Um dos assuntos do debate, mediado pela jornalista Belisa Ribeiro, foi a campanha de substituição de sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados do Estado de São Paulo.
“Não estamos tratando de sacolinhas, mas de pessoas, de bueiros entupidos, de sacolas disponibilizadas de forma irracional. Falamos do fim da cultura do descarte. Este não é só um trabalho da APAS, mas do Governo Federal, que já manifestou apoio a nossa campanha, por meio do Ministério do Meio Ambiente”, afirmou Galassi. E concluiu: “Os supermercados paulistas manterão a política de substituir as sacolas descartáveis, tendo em vista que esse movimento vem ganhando corpo mundialmente.”
A principal conclusão do painel foi que a comercialização dos produtos da agricultura familiar estimula a economia local, e até mesmo a nacional, o que promove a sustentabilidade. O secretário Nacional de Reordenamento Agrário Adhemar Lopes de Almeida disse que não haverá sustentabilidade enquanto houver um cidadão qualquer no planeta privado de suas condições de dignidade. “No interior, descobrimos uma população imensa que estava invisível. Temos grande concentração nas áreas urbanas, mas temos uma ruralidade evidente aqui. As pessoas das áreas urbanas têm relação com o rural. Quem está na cidade também está ao lado da lagoa, dos animais”, destacou.
Houve consenso sobre a necessidade de construir uma agricultura mais sustentável que considere os aspectos sociais e ambientais. “O Nordeste teve um crescimento muito grande no governo Lula. No setor de supermercados estamos bem próximos das comunidades. É nosso interesse desenvolver as comunidades locais. Queremos que nossos associados conheçam bem a agricultura familiar”, ressaltou o presidente Galassi. Para ele, os supermercados devem sensibilizar os cidadãos a respeito do desenvolvimento sustentável. “Devemos levar informações a todos sobre isso”, disse.
Arena Socioambiental
A Arena Socioambiental é um espaço de diálogo do governo federal com a sociedade civil em torno dos temas da Rio+20. O espaço é parte da Cúpula dos Povos, que acontece no Aterro do Flamengo e é paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20.
Acompanharam o presidente João Galassi a Rio+20 os diretores da APAS Toni Gandra (Responsabilidade Ambiental), Omar Abdul Assaf (também delegado junto à Abras), Erlon Ortega (APAS Regional Bauru), Renato Martins (APAS Regional São José do Rio Preto) e o superintendente Carlos Corrêa.
Acesse aqui a cobertura da Arena Socioambiental.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.
