O Presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Pedro Lopes, e o conselheiro Sérgio Samano, irão representar o setor supermercadista no Conselho Consultivo da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP). A sessão de posse da gestão de 2023/2026 será realizada no dia 14 de julho, na sede da autarquia, data em que também ocorrerá a primeira reunião ordinária do grupo.
A Junta Comercial é o órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas no Estado. No início do ano, as entidades empresariais sediadas no Estado de São Paulo cadastraram-se para a indicação dos nomes de seus representantes, para o preenchimento de 05 (cinco) vagas de Conselheiro Titular e 05 (cinco) vagas de Conselheiro Suplente, tendo em vista a composição do Conselho Consultivo da Junta Comercial do Estado de São Paulo, para o mandato correspondente ao período de 2023-2026.
A APAS já havia participado do conselho consultivo no período de 2020/2023, com dois representantes, os conselheiros Roberto Longo e Ronaldo dos Santos, e novamente irá representar o setor supermercadista nesta nova gestão. A nomeação dos Conselheiros e de seus suplentes é de livre escolha do Presidente da Junta Comercial, dentre os indicados pelas entidades ligadas às atividades empresariais, que atenderem ao chamamento e cumprirem os requisitos estabelecidos no edital. O mandato dos membros do Conselho Consultivo será de até 03 (três) anos, vedada a recondução, e não será remunerado, sendo considerado atividade de relevante interesse público.