O setor supermercadista é um dos maiores geradores de emprego do Estado de São Paulo e, por isso, tem um papel muito importante na geração de oportunidades por meio do trabalho e no desenvolvimento social.
Nesse contexto, nos reunimos, na última sexta-feira (15), com a Primeira-Dama do Estado, Cristiane Freitas, para avançar em parcerias voltadas à formação profissional e à empregabilidade. Além da primeira-dama, estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Econômico Jorge Lima; Raquel Araújo dos Santos Berti, Chefe de Gabinete do Fundo Social; Mariana Rodrigues, Subsecretária de Inclusão Produtiva e Empregabilidade.


O encontro teve como foco o Caminho da Capacitação, projeto promovido pelo Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e que integra o programa Superação SP, iniciativa que pretende retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026. Nesse sentido, compartilhamos um levantamento já realizado pela APAS que aponta mais de 35 mil vagas abertas em supermercados em todo o Estado – oportunidades que podem apoiar programas como o Caminho da Capacitação, fortalecendo a empregabilidade e a inclusão produtiva.
Debatemos ainda a nossa atuação no programa Trampolim, projeto no qual somos parceiros, que conecta pessoas em busca de emprego às empresas contratantes, além de iniciativas de capacitação específicas para supermercados, reforçando o compromisso de preparar profissionais para os desafios e oportunidades do varejo alimentar.
Nosso Presidente, Erlon Ortega, esteve acompanhado por Shirlei Castanha, Vice-Presidente da APAS; por Carlos Corrêa, nosso Diretor-Geral; além das lideranças Guilherme Rezende (Coordenador de Relações Institucionais), Marcelo Domingos de Souza (Gerente de Operações), Sandra Benvenuti (Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento) e Viviane Genonadio (Coordenadora de Comunicação Institucional).
Aqui na APAS, acreditamos que o fortalecimento do setor passa pela união de esforços com o poder público e pela geração de oportunidades para quem mais precisa. Encerramos este encontro certos de que iniciativas que unem empregabilidade, desenvolvimento social e crescimento econômico são o caminho para gerar impacto cada vez mais positivo, ampliar oportunidades e preparar o setor para os desafios do futuro.
