Foi lançado no dia 18 de março, no Brasil, o programa “Minha Escolha”, organizado pela Choices International Foundation, entidade sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Bélgica, que reúne cerca de 90 empresas em todo o mundo, entre fabricantes alimentícias e varejistas. A proposta da entidade é identificar com o selo “Minha Escolha”, na parte frontal da embalagem, os produtos que estão dentro do limite adequado de sal, açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans. Até agora, mais de dois mil itens, em 50 países, possuem o selo.
No Brasil, diversas empresas foram convidadas a participar, sendo que quatro já aderiram: Unilever, Perdigão, Batavo e Nutrimental. A iniciativa de criar a fundação foi tomada há dois anos por três multinacionais holandesas – Unilever, Friesland Foods e Campina – como resposta ao documento elaborado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que pedia às empresas do setor atenção às taxas de gordura trans, gordura saturada, sódio e açúcares adicionados nos alimentos industrializados. O excesso desses nutrientes compromete a saúde pública no mundo todo.
A inserção do selo de identificação nos produtos exige das empresas investimento em tecnologia para deixá-los adaptados ao paladar do consumidor. De acordo com pesquisa realizada pelo Ipsos no Brasil, a pedido da Choices, 75% afirmam que gostariam de um mecanismo que os ajudasse a identificar a melhor opção diante das prateleiras. A maioria deles (85%) está preocupada com a má qualidade da alimentação. Não por acaso, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 40,6% da população do País têm excesso de peso.
Fonte: Jornal Valor Econômico