Mais de 100 produtos de 30 fornecedores nacionais serão comercializados em mais de 2.200 lojas do Casino na França. Na Tailândia, os consumidores podem adquirir, desde 28 de maio, mais de 50 produtos made in Brazil, que estão disponíveis nas principais lojas da rede Big C e Big C Extra. A ação é resultado da parceria entre GPA e Grupo Casino, para fomentar a comercialização de produtos brasileiros no exterior.
O projeto, batizado de Casino do Brasil, teve início em janeiro de 2014 e conta com o apoio da Apex-Brasil. Desde janeiro, 64 diferentes itens típicos do Brasil estão sendo vendidos em 286 lojas do Grupo Casino, na França. A partir de junho, o sortimento para o público francês será ampliado para 100 itens em mais de 2200 lojas, entre alimentos, têxtil e bazar. Ao todo, participam do projeto 30 fornecedores nacionais das indústrias de alimentos e não alimentos.
O projeto foi desenvolvido em conjunto com as áreas Comercial e de marketing do GPA e do Grupo Casino, a fim de estimular a exportação de produtos e o desenvolvimento da indústria nacional, além de criar uma oferta permanente dos itens nacionais.
Os fornecedores passaram por uma seleção e contaram com o apoio do GPA para desenvolvimento dos critérios internacionais de comercialização, tal como registro sanitários dos produtos e desenvolvimento das etiquetas de ingredientes nos idiomas locais, o que permitiu a exportação dos produtos.
O sortimento nacional inclui mercadorias notadamente brasileiras e outros itens pouco conhecidos fora do Brasil, como por exemplo, doce de coco, paçoca, coco ralado, farofa, vinhos nacionais, além de toalhas, lingerie, canecas, entre outros. Para auxiliar no entendimento do preparo, uso e composição dos itens foram desenvolvidos folhetos com explicações sobre o modo de preparo, receitas e dicas de consumo. Entre as mercadorias que serão exportadas para a França e Tailândia, estão também itens das marcas exclusivas Taeq e Qualitá.
