A busca por uma vida mais saudável parece estar mudando hábitos alimentares dos brasileiros. Pesquisa divulgada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), durante a Feira APAS, realizada no início do mês de maio, revelou queda nas vendas de produtos como cigarros, refrigerantes, açúcar e carne congelada. Ao mesmo tempo, itens que aumentam a qualidade de vida como azeite, iogurtes e leite fermentado tiveram aumento de consumo no último ano.
De acordo com nutricionistas, levar para casa um carrinho mais saudável não representa necessariamente mais custos para o consumidor. Mas é preciso ter atenção com produtos que o senso comum considera menos nocivos e, na verdade, são pouco benéficos para a saúde.
Um desses “falsos saudáveis” são os sucos prontos de caixinha. O item pode ser substituído por sucos de frutas frescas, feitos com polpa congelada ou os 100% integrais (sem açúcar e água). “Dentro da caixinha tem uma goiaba e meia. Para parecer cremoso tem muito emulsificante. Assim como corante para dar cor. A quantidade de açúcar é maior. Minha campanha é pela limonada ou a laranjada”, afirmou a nutricionista Vânia Barberan, colaboradora do Conselho Regional de Nutrição do Rio(CRN-RJ).
Outro mito que o consumidor deve deixar de lado é a utilização de produtos diet e light para o ganho de saúde. “Estes produtos são para um público com restrições de açúcares e gorduras. Produtos diet muitas vezes não têm açúcar, mas tem mais gordura”, explicou a nutricionista Sonja Salles, também do CRN.
Pesquisa APAS
O estudo, elaborado em parceria com a Nielsen e Kantar Worldpanel, aponta que a renda vai continuar ditando o consumo no Brasil, mas na outra ponta da balança, a inflação deve pautar o comportamento na hora da compra.
A Copa do Mundo, por sua vez, será a grande oportunidade do setor varejista, que tem uma projeção de faturamento de R$ 92 bilhões em 2014 só no estado de São Paulo. “A Pesquisa é mais um benefício ao associado, pois dá base e subsídios para a estratégia do negócio. É uma oportunidade do supermercadista posicionar suas ações, principalmente levando-se em consideração o período da Copa do Mundo, que promete ser positivo para o nosso setor”, afirmou o presidente da APAS, João Galassi.
Clique aqui e leia na íntegra a Pesquisa APAS – Tendências do Consumidor.
Fonte: http://www.msnoticiasnews.com.br/?act=ReadNews&codi_materia=95382
