O Walmart atingiu a marca de 9.342 famílias registradas no Clube dos Produtores, programa de relacionamento na agricultura familiar da rede que neste ano completa dez anos. A ação já representa 17% da oferta no setor de hortifrúti da rede varejista.
A ideia é criar vias de acesso de produtos locais às lojas da rede, facilitar a produção de mais alimentos com menos recursos e desperdícios, controlar a origem dos produtos agrícolas comercializados e assegurar a produção sustentável. Em 2010 o Clube atendia 8,3 mil famílias, 45,1% mais do que em 2009, de 11 estados brasileiros, e foi estendido à Paraíba e Alagoas, estados que representaram a adesão de mais mil famílias. Em evento realizado nos Estados Unidos, o presidente global do Walmart Mike Duke anunciou a estratégia de agricultura sustentável da empresa. No Brasil, ela está traduzida no propósito de, até 2015, dobrar as compras de pequenos e médios agricultores integrantes do programa, ampliando suas respectivas rendas. A expectativa é de, até lá, alcançar, pelo menos, 12 mil famílias participantes.
Os integrantes do Clube dos Produtores aderem ao programa após triagem feita pelo Walmart em reuniões de exposição dos pré-requisitos necessários por parte dos agrônomos que integram a equipe da empresa. O trabalho de convocação e identificação conta com a colaboração de entidades como Embrapa, Sebrae, associações, sindicatos e cooperativas e Secretarias Estaduais de Agricultura. As mesmas entidades parceiras, em conjunto com os engenheiros agrônomos do Walmart, fornecem apoio técnico e informações sobre produção/beneficiamento e comercialização para obter mais produtividade, qualidade e menor custo. E isso sem intermediários, o que representa aumento de renda ao produtor. O Walmart audita propriedades por amostragem para acompanhar as atividades e estimula a adoção de práticas mais sustentáveis.
