Criado com o objetivo de aproximar a Coop – Cooperativa de Consumo de seu público-alvo, o Programa Gestão de Cooperados surpreendeu: não só cumpriu o papel como também proporcionou um incremento de R$ 37,5 milhões no faturamento total da cooperativa em 2011.
Neste período foram desenvolvidas 217 campanhas segmentadas por comportamento, com 2,5 milhões de interações e ingresso. Esse incremento representou 2,25% do faturamento total de R$ 1,66 bilhão.
O programa começou a ser desenvolvido em 2005, e no primeiro ano de implantação, em 2009, o incremento foi de R$ 21,5 milhões, com 69 campanhas orientadas pelo conhecimento da base de clientes e 1,77 milhão de interações. No ano seguinte, foram 149 campanhas segmentadas por valor e comportamento, gerando 2,34 milhões de interações e incremento de R$ 38 milhões.
Reconhecimento
Em razão do trabalho que a Coop realiza por meio do seu Programa Gestão de Cooperados, no ano passado a rede foi uma das cinco empresas vencedoras do conceituado “Customer Relationship Management Excellence Awards 2011” para a região das Américas, realizado em Los Angeles (EUA) pela Gartner, Inc. e 1to1 Media. A Cooperativa foi ouro na categoria Customer Analytics – melhores práticas em análise e uso de informações de clientes.
O Gartner é o principal instituto mundial de pesquisa e análise sobre tecnologia da informação e oferece insights técnicos e de mercado para que seus clientes tomem as melhores decisões em tecnologia. Fundado em 1979, com sede em Stanford, Connecticut, EUA, possui 4.400 associados, incluindo 1.200 analistas de pesquisa e consultores e clientes em 85 países.
Considerada a maior cooperativa de consumo e 13ª no ranking da Abras – Associação Brasileira de Supermercados, a Coop foi a única empresa nacional a ser premiada.
