O Programa Descarte Correto de Medicamentos, iniciativa pioneira da Eurofarma Laboratórios e do Grupo Pão de Açúcar, é implementado também em Piracicaba, interior de São Paulo. A partir de julho a Drogaria Extra, localizada no hipermercado da rede em Piracicaba, conta com uma urna para a arrecadação de medicamentos vencidos, fora de uso e as embalagens primárias, bem como objetos perfurocortantes como ampolas, seringas e agulhas. O programa visa conscientizar o consumidor sobre a importância do destino adequado de embalagens primárias de medicamentos e de medicamentos que estejam fora de uso ou vencidos.
O material arrecadado é encaminhado para a destinação correta e adequada, de acordo com o tipo do resíduo. “O início das atividades em outras cidades demonstra o interesse da Eurofarma e do Grupo Pão de Açúcar em ampliar o programa. Nosso objetivo é que a expansão se dê em todos os municípios em que as prefeituras apoiem a iniciativa”, afirma a diretora de Sustentabilidade e Novos Negócios da Eurofarma, Maria Del Pilar Muñoz.
Segundo o vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar Hugo Bethlem, ao decidir expandir o programa, a companhia buscou uma cidade com o perfil adequado e preocupada com o meio ambiente. “Piracicaba tem essas características e conta com uma população engajada com as políticas ambientais que procurávamos”, ressaltou o executivo.
Desde o início, em novembro de 2010, o programa já arrecadou e fez a destinação correta de cerca de 6,5 toneladas de resíduos, considerados agressivos ao meio ambiente por terem contato direto com substâncias químicas (fármacos).
