De acordo com as previsões da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), o setor – que fornece produtos industrializados ao varejo – deve encerrar 2013 com um crescimento na ordem de 3,5% – ante 4,48% registrado no ano passado. Os números serão detalhados na 33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, que acontece entre os dias 5 e 8 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Na visão do presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, o atual momento econômico do País interfere diretamente nas projeções menores de crescimento para este ano, entretanto, o cenário ainda é positivo. “Considerando que o PIB deve ficar na casa dos 2% e as turbulências do mercado – alta do dólar e a inflação -, temos certeza que é um bom número”.
O presidente ressalta ainda que a desoneração dos produtos que compõem a cesta básica, cuja lei foi sancionada dia 10 de julho pela presidenta Dilma Rousseff (leia mais aqui) torna-se um agente favorável ao crescimento, uma vez que a baixa no valor dos produtos, ocasionada pelo corte de impostos, será compensada pela alta no volume de negócios. “Ao repassar a redução de preços para o varejo, prevemos que o aumento nas vendas compense a queda em valor, o que nos deixa otimistas em relação ao segundo semestre”, afirma.
No acumulado de janeiro a maio deste ano, o setor faturou 3,62% a mais na comparação com o mesmo período de 2012.
Convenção do Atacadista Distribuidor
A 33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brasil International Expo – que ocorrerá em parceria com a Associação Cearense de Atacadistas e Distribuidores (Acad) e a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) -, reunirá atacadistas, indústrias de bens de consumo, fornecedores de produtos e serviços, além de profissionais da cadeia de abastecimento. Segundo a ABAD, o evento deve receber cerca de 30 mil visitantes e movimentar mais de R$ 18 bilhões em negócios. Mais informações do evento podem ser visualizadas no site www.abad2013fortaleza.com.br.