A Rede de Supermercados Avenida, de Assis, interior de São Paulo, que, no total, conta com 21 lojas no Estado e também Paraná, iniciou em setembro de 2014 o projeto ambiental de “logística reversa” e, passados quatro meses, já recebeu o Certificado Ambiental Sonoco.
Em linhas gerais, a “logística reversa” é instrumento de desenvolvimento econômico e social, caracterizado pelo conjunto de ações e procedimentos, destinados a viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, com foco no reaproveitamento, em seu ciclo ou outros ciclos produtivos, ou ainda outra destinação.
Na prática, os fornecedores entregam os produtos em embalagens, o supermercado recebe, abastece as lojas, separa o papelão e plástico, prensa e armazena em fardos. Os mesmos são vendidos para as empresas parceiras, que, posteriormente, preparam e tratam o material para serem transformados em matéria-prima e vendido às indústrias fornecedoras dos supermercados. Desde que iniciou o programa, o supermercado já devolveu 452 toneladas de materiais recicláveis. O projeto é desenvolvido na matriz de Assis.
Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), em 2012, cerca de 40% dos resíduos sólidos urbanos produzidos pela população brasileira deixaram de ser coletados e, por consequência, tiveram destino impróprio. Em outras palavras, quase 24 milhões de toneladas de lixo, o equivalente a 168 estádios do Maracanã lotados, foram descartados de forma incorreta em lixões ou aterros controlados, ou seja, locais desprovidos do conjunto de sistemas necessários para a proteção do meio ambiente e da saúde pública.
“Após pesquisas e investimentos, implantamos a ‘logística reversa’ na Rede de Supermercados Avenida. Estamos iniciando o projeto, porém, o resultado já superou todas as expectativas e trouxe muitos benefícios. São matérias que podem ser reaproveitadas ou retrabalhadas para tornarem-se matéria-prima novamente. Isso nos permite também reduzir perdas, além de contribuir com o meio-ambiente e gerar receita”, afirmou o presidente da empresa, João Antônio Binato.
O supermercadista salienta ainda que esta ação está agregando emprego ao trabalho das empresas de reciclável. “Embora diversas cidades tenham uma Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, que funciona muito bem, cooperamos com a ‘logística reversa’ para que esses materiais tenham um destino centralizado. Também empregamos os catadores neste processo de devolução. Em Assis, por exemplo, contratamos profissionais da reciclagem”.
Mais benefícios
De acordo com o coordenador de Projetos do Avenida, Severino do Vale, os ganhos ambientais, sociais e econômicos são os resultados gerados por esse projeto implantado na rede. “Adequamos nossa estrutura física, adquirimos novos maquinários e contratamos profissionais para realizarmos, com a merecida importância, este projeto para a empresa, sociedade e governo. Começamos a dar o merecido destino a embalagens, plástico, papelão e papel”, explicou.
Ainda de acordo com o coordenador, a empresa registra redução na geração de lixo. “Centralizamos todo o material das 21 lojas em Assis e temos a garantia do destino a partir da parceria com a Sonoco, que fornecemos o papelão, além da Reciplast, que é o plástico. São empresas comprometidas com a ação e acreditamos na reutilização correta do material”.
Tatiana Sismeiro, gerente de Marketing da rede, conta que, por conta deste projeto, foi criada a AvenidaEco, cujo objetivo é envolver toda sociedade. “Iniciamos com o projeto interno, porém, o objetivo é levá-lo em breve até o consumidor e envolver toda a sociedade, tornando nossas lojas ponto de coleta para todos os materiais que podem ser reciclados, tais como papel, papelão, plástico, latas, pilhas, óleo, entre outros. Vamos investir nessa iniciativa e ações de sustentabilidade ambiental fazem parte do nosso planejamento estratégico. Nosso foco é buscar o equilíbrio entre os aspectos econômico, ambiental e social”, disse.
Sobre a Sonoco
Fundada em 1890, a Sonoco do Brasil é uma multinacional com mais de 100 anos, 270 unidades em 35 países e 5 continentes, 18 mil funcionários, sendo líder mundial no segmento para soluções em embalagens. A empresa produz embalagens para uma variedade de indústrias e muitas das marcas reconhecidas do mundo, atendendo a clientes em 85 países.
Por meio da compra de resíduos de papelão, a Sonoco constroi uma relação mutuamente benéfica e de parceria com os fornecedores, por meio da reciclagem de materiais há quase um século. Objetivo é auxiliar os clientes na redução e custo de materiais descartáveis e na reciclagem dos mesmos, cuja meta principal é controlar todo o ciclo de produção de embalagens, usando, sempre que possível, materiais recicláveis. A Sonoco fornece o Certificado Ambiental de desagregação do papelão.