A Associação Paulista de Supermercados (APAS) esteve reunida para discutir sobre o Programa Cozinhalimento, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que promove a instalação de cozinhas-piloto experimentais nos municípios paulistas. O trabalho é uma iniciativa do Governo de São Paulo, lançada em 2021, com o objetivo de combater a fome e promover a segurança alimentar.
O projeto envolve a distribuição de alimentos e a instalação de cozinhas comunitárias em várias regiões do estado, especialmente nas áreas mais vulneráveis. Além disso, o projeto visa capacitar pessoas na área de gastronomia, promovendo a geração de emprego e renda.
Entre os objetivos da ação: estão:
– Incrementar a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricionais sustentáveis nas áreas de atendimento;
– Promover a educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas;
– Realizar cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos visando o combate ao desperdício, à manipulação adequada e à utilização das partes não convencionais dos alimentos;
– Promover o desenvolvimento local, com cursos e palestras que oferecem conteúdo de capacitação e de geração de renda.
Estiveram presentes Diogenes Kassaoka, Subsecretário de Abastecimento, e Camila Kanashiro, Coordenadora de Segurança Alimentar. O presidente da APAS, Pedro Lopes, o Diretor de Serviços ao Supermercado, Eduardo Ariel Grunewald, e sua equipe, representaram a APAS.