Uma transformação na vida das pessoas. Esta frase define bem o propósito do projeto Forno e Fogão APAS, que, idealizado pela diretoria de Responsabilidade Social da Associação, foi realizado nas cidades de Marília e Oriente, interior de São Paulo. No período de 21 de julho a 1 de agosto, 30 alunos receberam aulas teóricas e práticas sobre o serviço de cozinha em restaurantes e buffets, por exemplo.
Em Oriente, o projeto contou com parceria do Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares de Marília. Na cerimônia de entrega dos diplomas de conclusão do curso, a entidade foi representada por seu presidente, Sinval César Grupo. Pelo lado da APAS, o vice-diretor da Regional Marília, Antônio Carlos Colatto, também compareceu ao evento, que contou com a presença da imprensa local.
“O conhecimento que o curso oferece, de forma gratuita, resulta em uma nova oportunidade profissional, que, inclusive, poderá proporcionar o início de uma carreira em nossos supermercados. Sem contar autoestima, uma vez que estas pessoas se tornam profissionais aptos para concorrer a vagas no mercado de trabalho de forma geral”, afirmou a diretora de Responsabilidade Social da APAS, Virgínia Galassi.
A partir das aulas do projeto Forno e Fogão APAS, os participantes aprendem sobre o melhor comportamento em uma entrevista de emprego, no local de trabalho e onde buscar cursos profissionalizantes. Na parte prática, o curso oferece toda a formação da culinária básica – com receitas que vão desde saladas até pratos mais elaborados. Os alunos também aprendem técnicas de higiene pessoal, segurança alimentar, a servir vinhos e como montar uma mesa à americana e à francesa.
Mais sobre o projeto
Forno e Fogão APAS tem o objetivo de proporcionar oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento dos serviços de cozinha em restaurantes ou buffets, com noções de comportamento, higiene pessoal, segurança alimentar, como preparo e manipulação de alimentos, disposição de mesa, arrumação de bandejas e preparo de cardápio. Até o momento, 600 pessoas já foram atendidas.
