Por orientação da Secretaria de Educação de Umuarama, no interior do Paraná, a Divisão de Ensino preparou um projeto que prevê a reutilização de banners de divulgação – usados por empresas em eventos e campanhas – na confecção de produtos que utilizem o plástico como matéria-prima. Inicialmente serão produzidas sacolas reutilizáveis.
Dispensados na natureza, os materiais plásticos trazem prejuízos ao meio ambiente e as sacolas convencionas, utilizadas nos supermercados, farmácias, lojas e açougues, podem demorar até 500 anos para se decompor, contaminando o solo, rios e oceanos. Para tentar reduzir o uso dos descartáveis, o projeto apresenta a opção das sacolas reutilizáveis feitas com o plástico usado nos banners. A ação envolve professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Evangélica.
O projeto conta com a parceria do Conselho da Mulher Executiva e Empresária da Aciu (Associação Comercial e Industrial de Umuarama), Provopar, comércio local, professores e alunos do EJA da Escola Evangélica.
Além de preservar o meio ambiente, o projeto espera gerar renda extra para os alunos, que poderão vender as sacolas produzidas. “O objetivo é proporcionar aos alunos o conhecimento de corte e costura, por meio de uma atividade rentável, e incentivar o consumidor a utilizar a sacola produzida com banners, evitando o uso demasiado de sacolas descartáveis”, afirma a coordenadora pedagógica da EJA na secretaria, Eliza Revesso Vieira.
Fonte: Umuarama Ilustrado
