Na última quarta-feira, 18, a diretoria de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Supermercados (APAS) promoveu mais uma formatura do projeto social Mãos Feitas APAS, que desta vez contemplou 47 participantes com o certificado de conclusão do curso, em Birigui. As aulas foram realizadas nas instalações da EMEI Professora Darcy Garcia Gavira, fruto da parceria entre a Regional Araçatuba e a Prefeitura local, o que reiterou a importância do projeto e proporcionou a participação de um maior número de mulheres.
Segundo a diretora de Responsabilidade Social da APAS Regional Araçatuba, Elaine Takata, os resultados obtidos superaram as expectativas – desde o número de mulheres participantes até a dedicação de cada uma delas durante as aulas. “O que vimos aqui nos motiva a buscar mais oportunidades de capacitação profissional para a nossa Regional. Este é o objetivo para 2014”, salientou a diretora.
Mais do que a capacitação profissional e a chance de gerar uma fonte de renda à família, o projeto auxilia as participantes a superar problemas pessoais. É o caso da agora manicure Maria Gabriela Cavalari Ruiz, que antes de iniciar o curso estava desempregada e sofrendo com uma forte depressão. “Recebi o convite na agenda do meu filho e, mesmo em depressão há seis meses, eu decidi participar. No primeiro dia, eu chorei muito na sala de aula, quase desisti, entretanto, a professora e as outras meninas me ajudaram a concluir o curso”, contou emocionada. Hoje, a profissional não necessita mais de qualquer medicação e já está trabalhando em um salão de beleza da cidade. “Estou livre da doença. O curso me tirou da depressão e renovou minha vida”, completou.
Outra participante do curso, Michele Cristina Silva Alves destaca a reciclagem dos conhecimentos, uma vez que já atua na profissão há cinco anos, além da conquista de novas amizades. “Sei que preciso de novos conhecimentos e aprendi muito sobre a utilização dos esmaltes e técnicas de higiene”, contou. Já a professora de ensino fundamental, Shirley Costa, agora tem outra profissão. “O curso foi uma grande oportunidade para conquistar meus objetivos, que dará a oportunidade de atuar em duas atividades profissionais”.
O curso
O projeto social Mãos Feitas APAS, que já beneficiou mais de 3 mil mulheres em todo o estado de São Paulo, conta com o apoio da empresa Risqué que, ao término de cada curso, doa kits profissionais às alunas, compostos por produtos básicos para o início do atendimento às clientes, tais como esmaltes de cores diversas, esmalte extra brilho, removedor, desodorante, cremes para pés e mãos, amolecedor de cutícula, base incolor, óleo secante, nécessaire e toalha.
