Um trabalho de resgate histórico de todas as edições da Feira APAS. Este é o projeto “30 Anos de Feira APAS”, executado pela área de Marketing e Comunicação da Associação, em conjunto com a empresa Núcleo Memória Empresarial. Composto por uma equipe de quatro profissionais (uma relações públicas, uma jornalista, uma historiadora e uma arquiteta), o trabalho – cuja primeira fase, denominada Mapeamento e Catalogação, está prevista para ser concluída no final deste mês de outubro – consiste em organizar e higienizar o acervo da APAS, reunindo documentos e publicações impressas, fotografias e vídeos das edições da Feira. Com o material em mãos será possível analisar a evolução do evento e a participação de entidades, empresas da indústria (expositores e patrocinadores) parceiras, autoridades e personalidades ao longo dos anos.
“Este trabalho retrata a trajetória da APAS de forma rica, valiosa e minuciosa. Com o projeto concluído, vamos perpetuar a importância da Associação para os associados, imprensa, órgãos públicos, acadêmicos, pesquisadores e o público em geral”, afirma o presidente João Galassi. No próximo ano, a APAS celebra a 30ª edição da Feira, que terá o tema “CONFIANÇA – Fundamento do time campeão”, nos dias 5 a 8 de maio, no Expo Center Norte. O evento também terá a Copa do Mundo de Futebol como pano de fundo.
A diretora da empresa Núcleo Memória Empresarial, Suzana de Carvalho Vernalha, ressalta a importância de organizações como a APAS valorizarem a sua história e investirem em centros de memória: “Desde o momento em que nossa equipe iniciou o reconhecimento e a pesquisa no acervo da APAS, percebemos a riqueza e a relevância histórica das informações encontradas. Além dos 30 anos da Feira APAS, é importante resgatar a trajetória da entidade que esteve presente em importantes decisões brasileiras”. E ela completa: “O acervo, quando organizado e disponibilizado, permitirá à APAS criar novas estratégias de gestão e de relacionamento com seus públicos de interesse, além de perpetuar seu valioso legado para essas e futuras gerações”.
