Um dos maiores gargalos do ambiente corporativo está relacionado à falta de mão de obra capacitada e especializada. Neste contexto, aliado ao caráter de inclusão social e geração de renda, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) realizou mais uma formatura do projeto social “Forno e Fogão APAS”, que, desta vez, capacitou 17 profissionais. Fruto da parceria entre a diretoria de Responsabilidade Social da APAS São José do Rio Preto e a Associação Lar de Menores Alarme, a entrega dos certificados foi realizada no dia 10 de dezembro e contou com a presença da diretora de Responsabilidade Social da Regional, Lu Catricala.
Mais do que a qualificação profissional, o curso “Forno e Fogão APAS” proporciona aos participantes uma nova oportunidade para recomeçar a vida profissional, uma vez que todos aprendem sobre o melhor comportamento em uma entrevista de emprego, no local de trabalho e onde buscar cursos profissionalizantes. As aulas ministradas pela capacitadora Jusimare Vieira de Almeida, no período de 18 de novembro a 10 de dezembro, também são pautadas pela parte prática, a partir da formação da culinária básica – com receitas que vão desde saladas até pratos mais elaborados. Os alunos também aprenderam técnicas de higiene pessoal, segurança alimentar, a servir vinhos e como montar uma mesa à americana e à francesa.
O projeto
O “Forno e Fogão APAS” tem o objetivo de proporcionar oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento dos serviços de cozinha em restaurantes ou buffets, com noções de comportamento, higiene pessoal, segurança alimentar, como preparo e manipulação de alimentos, disposição de mesa, arrumação de bandejas e preparo de cardápio. Até o momento, mais de 400 pessoas já foram atendidas.

