A APAS recebeu, na última quarta-feira (25), a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Dra. Adriana Liporoni, e a subsecretária de Gestão Corporativa da Secretaria, Dra. Luciana Amat, para ampliar o diálogo sobre iniciativas de proteção, acolhimento e promoção dos direitos das mulheres. O encontro aconteceu na sede da Associação, em São Paulo, e reuniu representantes da entidade e do Governo do Estado para discutir possibilidades de atuação conjunta.
A agenda foi conduzida pelo presidente da APAS, Erlon Ortega, e contou com a participação da vice-presidente, Shirlei Castanha, da diretora de Responsabilidade Social, Débora Ortega, do gerente de Serviços aos Supermercados, Marcelo Domingos, do gerente Jurídico, Carlos Manoel, da coordenadora de Comunicação Institucional, Viviane Genonadio, do coordenador de Relações Institucionais, Guilherme Rezende, e dos analistas seniores de Relações Institucionais, Mayara Gomes e Nick Smaylle.

Durante a reunião, a Secretaria apresentou os principais programas desenvolvidos pelo Governo do Estado voltados ao enfrentamento da violência contra a mulher, ao fortalecimento da autonomia financeira, à capacitação profissional e à ampliação da rede de proteção. Também foram discutidas oportunidades de colaboração entre as instituições para ampliar o alcance dessas iniciativas junto ao setor supermercadista.
“O setor supermercadista convive diariamente com milhões de consumidores e emprega uma força de trabalho majoritariamente feminina. Por isso, acreditamos que aproximar o setor de políticas públicas voltadas à proteção, ao acolhimento e à valorização das mulheres é uma iniciativa que beneficia toda a sociedade”, destacou o presidente da APAS, Erlon Ortega.
O tema tem relação direta com o segmento. Atualmente, as mulheres representam 52,6% da força de trabalho dos supermercados paulistas e também constituem a maior parcela dos consumidores do setor. Esse cenário reforça a importância de promover ambientes cada vez mais seguros, acolhedores e conscientes sobre a prevenção da violência e a valorização das mulheres.



Entre as iniciativas apresentadas pela Secretaria estão o protocolo Não se Cale, que capacita equipes para o acolhimento de vítimas de violência, o aplicativo SP Mulher Segura, as Delegacias de Defesa da Mulher, a Casa da Mulher Paulista e programas voltados ao empreendedorismo feminino e à autonomia econômica. Também foram debatidas possibilidades de aproximar algumas dessas ações das iniciativas promovidas pela APAS, ampliando o alcance dos serviços de conscientização e acolhimento.
A reunião reforça o compromisso da APAS em manter o diálogo com diferentes instituições sobre temas que impactam diretamente o setor supermercadista e a sociedade, contribuindo para a construção de ambientes de trabalho cada vez mais seguros, inclusivos e preparados para acolher e orientar mulheres em situação de vulnerabilidade.
