Uma ideia nascida há cerca de dois anos. Em uma das visitas internacionais promovidas pela APAS, uma informação chamou a atenção do grupo e uma ideia começou a nascer. Uma informação “antes da última linha” era observada nas apresentações institucionais das empresas que o grupo visitava. O indicador, conhecido como EBITDA, ilustrava o desempenho e potencial de cada negócio.
Na volta ao Brasil, um movimento nasceu dentro da diretoria de Gestão Operacional e Comercial da APAS. Não demorou muito, foi criada pelo diretor Pedro Lopes uma ação bem estruturada no Escritório de Projetos da APAS, junto a área de Economia e Pesquisa em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC) que passou a desenvolver o Projeto EBITDA: Estrutura de Custos e Despesas dos supermercados paulistas, que pronuncia-se “Ebítida” ou “Ebidá” e significa “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, sendo uma sigla em inglês para o LAJIDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização).
O principal objetivo do EBITDA é apresentar, de forma bastante clara, a capacidade que uma empresa tem de gerar “caixa” exclusivamente com sua atividade operacional. “Não se conhece o valor de uma empresa sem saber o valor do EBITDA”, disse o diretor Pedro Lopes, ontem no evento de lançamento da 30ª Feira e Congresso APAS. Segundo o presidente, João Galassi, trata-se de um projeto com padrão internacional. “Todos os supermercados devem ter um plano de contas, até para comparar os resultados com outras lojas e empresas”.
Com o lançamento do Projeto EBITDA: Estrutura de Custos e Despesas dos supermercados paulistas, os empresários do setor terão acesso a um “PLANO DE CONTAS PADRÃO” elaborado com exclusividade para o setor supermercadista. E assim, terão a possibilidade de avaliar a capacidade operacional de suas empresas e comparar, com fidedignidade, seu desempenho com as demais companhias do setor. Segundo o diretor responsável, com este dado é possível certificar para onde a empresa tem caminhado. “Com o EBITDA na mão podemos ver quanto vale a empresa e ter uma ideia real de quanto ela gera de caixa”, disse o presidente.
Esta parceria entre APAS e PwC irá possibilitar aos participantes do estudo conhecer o seu EBITDA e poder compará-lo com a média do setor, possibilitando, ainda, ter insights de como poder melhorar seu desempenho operacional.
Segundo o consultor de varejo e consumo da PwC, Jorge Inafuco, o grande objetivo da empresa é contribuir para disseminar o conhecimento. “Queremos iniciar este processo e estimular uma gestão de melhoria da performance do setor supermercadista”.
Ainda segundo o diretor Pedro Lopes, o que importa é ter uma operação saudável dentro da loja. “Talvez uma das principais vantagens de se conhecer o EBITDA da loja é saber se estamos impulsionando uma operação eficaz”, finalizou.
A cartilha final contendo todos os detalhes do Projeto EBITDA: Estrutura de Custos e Despesas dos supermercados paulistas estará disponível no site da APAS a partir de segunda-feira dia 14 de abril.