As maiores redes de varejo no Brasil são o Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart, Lojas Americanas e Máquina de Vendas (formada pela união das varejistas Insinuante e Ricardo Eletro). Este foi o resultado de um ranking divulgado pelo Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo (Ibevar), segundo o qual essas cinco empresas aumentaram em 12,5% seu faturamento entre 2008 e 2009, passando a R$ 94,5 bilhões. O valor é equivalente a 57% do ganho total de 80 empresas listadas. No mesmo período, o varejo teve expansão de 7%.
Segundo o professor Claudio Felisoni, coordenador do Programa de Administração do Varejo (Provar) e presidente do novo instituto, em 1994 as cinco maiores redes de varejo detinham pouco mais de 45% do total de vendas do setor. “A maior concentração é resultado da necessidade de buscar economia de escala para reduzir custos operacionais. A tendência é que esse movimento se intensifique em 2011, com fusões e aquisições de empresas do segmento”, afirma.
O acirramento da competitividade entre as grandes varejistas, de acordo com Felisoni, é beneficiado pelo avanço do comércio eletrônico, que permite ao consumidor fazer a comparação de preços cobrados pelos diversos varejistas na internet. “Ainda há espaço de expansão para as empresas varejistas, principalmente para aquelas que ainda não desenvolveram o comércio eletrônico’”, disse.
Fonte: Diário do Comércio-SP
