A receita líquida do Grupo Pão de Açúcar (GPA) cresceu 9,7% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2011, para R$ 12,15 bilhões. Na divisão alimentar do Grupo Pão de Açúcar, que reúne a operação de supermercados, o aumento foi de 9,8%, para R$ 6,76 bilhões. Já na Via Varejo, que agrupa a operação de Casas Bahia e Ponto Frio, a receita subiu 9,5%, para R$ 5,39 bilhões.
Pelo critério “mesmas lojas”, que engloba os estabelecimentos abertos há pelo menos 12 meses, as vendas totais subiram 7,4%, com alta de 6,8% no GPA Alimentar e 7,5% na Viavarejo. No acumulado do ano, o Grupo Pão de Açúcar acumula uma receita líquida de R$ 36,34 bilhões, crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
A receita líquida do segmento de alimentos do Grupo Pão de Açúcar subiu 9,8% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2011, para R$ 6,76 bilhões. No ano, o segmento registra receita de R$ 20,14 bilhões, alta de 9,6%. Já as vendas “mesmas lojas”, que consideram o desempenho de estabelecimentos abertos há pelo menos 12 meses, subiram 6,8% no trimestre e acumulam variação de 6,9% no ano.
Entre julho e setembro, o destaque ficou por conta do desempenho das redes Assai e Minimercado Extra, cujas vendas “mesmas lojas” subiram 12,6% e 23,6%, respectivamente, em relação a um ano antes. No período de três meses encerrado em setembro, foram inauguradas 15 lojas, que adicionaram 36 mil metros quadrados à operação alimentar do grupo: uma com a bandeira Pão de Açúcar, três com a bandeira Extra Supermercado, três Extra Hiper e oito Minimercado Extra. No acumulado do ano, a área de vendas cresceu 3,2%, para 1,5 mil metros quadrados.
Segundo informou a rede varejista, as categorias de higiene, beleza e bebidas foram as que mais contribuíram para a expansão do indicador, com alta de 7,7% em relação a um ano antes. O grupo atribui o desempenho do segmento de lojas físicas no trimestre à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para itens de linha branca, à melhora na oferta de produtos e ao reposicionamento da marca Ponto Frio.
Fonte: Valor Econômico