A Rede Brasil – associação formada por 16 supermercados – iniciou estudos para fazer uma oferta pública inicial de ações, ganhar estrutura financeira e ter mais espaço no crescente mercado do varejo brasileiro.
A ideia, segundo o presidente da rede, Antônio José Monte, é que a abertura de capital ocorra num prazo de dois a três anos. Entre os integrantes da Rede Brasil estão os supermercados Coop (ABC Paulista), Condor (Paraná), Zona Sul (Rio de Janeiro), Bahamas (Minas Gerais) e Nordestão (Rio Grande do Norte).
A Rede Brasil também avalia a criação de um braço financeiro, para garantir mais crédito aos clientes, com a criação até de um cartão de crédito próprio. “A oferta de ações daria musculatura financeira e valorizaria as empresas do grupo. É uma coisa que tem que ser bem costurada, já que são diferentes empresas. Mas está em estudo”, afirma Monte.
Se consolidados numa única empresa, os supermercados da Rede Brasil formariam a quarta maior companhia do setor, com faturamento estimado de R$ 13 bilhões em 2011.
História
A Rede Brasil foi formada em 2004, com seis supermercados de Minas Gerais e Mato Grosso. Com o tempo, novas empresas passaram a fazer parte do grupo, que se tornou uma sociedade anônima no ano passado. Atualmente conta com 306 lojas e, até o fim do ano, mais 27 serão abertas. O grupo atua de forma conjunta na importação de produtos e na criação de marcas próprias.
De acordo com Monte, para entrar na rede um supermercado deve faturar, pelo menos, R$ 300 milhões ao ano. “Não temos uma meta de crescimento. Buscamos ter os melhores resultados possíveis e minimizar perdas”, acrescenta.
Fonte: Folha de S.Paulo
