A rede Condor, com 27 lojas no Estado do Paraná, lançou na última quinta-feira (9 de abril) o programa “Lixo Zero Condor”. Com ele, a varejista promete zerar o resíduo orgânico gerado por suas lojas na Região Metropolitana de Curitiba. O sistema possibilitará que o lixo, que seria depositado no aterro do Caximba – hoje com cerca de 2.300 toneladas diárias de material orgânico da região – seja 100% reaproveitado, transformando-se em ração animal e compostagem.
O projeto conta com a aprovação do IAP – Instituto Ambiental do Paraná e será coordenado pela empresa Abdalla Ambiental. Após a implantação, serão 20 toneladas por dia a menos de resíduos orgânicos depositados no aterro. A solenidade de lançamento contou com a presença do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e do presidente do IAP, Vitor Hugo Burko. De acordo com o presidente e fundador da rede, Pedro Joanir Zonta, o “Lixo Zero” vem ao encontro da política da empresa, de eliminar o problema dos aterros saturados, contribuindo para transformar o passivo ambiental em fonte produtiva e sustentável.
Testado durante três meses na unidade Super Center Nilo Peçanha (Curitiba), o programa representou a melhor alternativa para diminuir os impactos ambientais causados pelo lixo no País. Pelo fato de ser automatizado e fechado, não existe mau cheiro, evita a proliferação de insetos, doenças e contaminações, além de gerar empregos e renda à comunidade.

