A ferramenta traz inovações tecnológicas relacionadas ao RH que estão agilizando o processo seletivo da empresa
A Rede Confiança Supermercados, que possui 14 lojas no interior do Estado de São Paulo, implantou uma nova plataforma de recrutamento e seleção que proporcionou um salto de qualidade no processo de triagem dos candidatos. A ferramenta “PandaPé” se destaca pela utilização de inteligência artificial e geolocalização, que possibilitam a automatização e digitalização de todo o processo, além de disponibilizar requisição de vagas, solicitação de documentos, base própria de currículos, entre outras funcionalidades.
Liliane Adachi, diretora de RH do Confiança Supermercados explica que o novo sistema atua no rastreamento de candidatos de forma totalmente digital. “A ferramenta otimiza o processo seletivo e torna as etapas mais rápidas, assertivas e dinâmicas, desde o cadastro até a fase de contração de pessoal. Modelos de ferramentas digitais são utilizados pelos maiores varejistas do País, e o Confiança é uma das pioneiras redes supermercadistas da região que a utilizam. E o melhor é que é simples e intuitivo para os candidatos usarem”, diz.
A automatização e digitalização de todo o processo de recrutamento e seleção resulta em mais rapidez e eficácia nas contratações, impactando também nos principais indicadores da empresa como turnover, redução de custos, aumento da produtividade, redução do absenteísmo, entre outros. Um aspecto importante da plataforma PandaPé é que está enquadrada na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), dando mais segurança aos candidatos.
Outro diferencial da ferramenta é a utilização da vídeo entrevista, que proporciona mais eficiência no processo seletivo, pois otimiza tempo e custos para o candidato, que não precisa se locomover para entrevistas. É uma forma do pretendente a vaga apresentar suas qualificações e habilidades pessoais e profissionais por meio de um vídeo rápido e objetivo, produzido pelo seu smartphone. “Além das capacitações técnicas, também conseguimos avaliar com mais precisão a facilidade que o candidato tem de se comunicar, que é uma característica muito relevante para o segmento varejo”, destaca ainda a diretora.
“Com a utilização da plataforma conseguimos empoderar ainda mais nossos selecionadores. Eles conseguem ter uma visão estratégica do processo seletivo. Além disso, atribuímos autonomia e segurança aos gestores na tomada de decisão no momento de contratar nossos colaboradores”, complementa Pâmela Dinato, coordenadora de recrutamento e seleção da rede Confiança Supermercados.