A rede Covabra, que conta com 14 lojas e está presente em nove cidades do interior paulista – Campinas, Capivari, Itatiba, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga e Rio Claro -, elaborou, em parceria com a nutricionista Maria Fernanda Perez Kawabata, algumas dicas de receitas que unem sabor e saúde para as festas de fim de ano.
”A Rede Covabra de Supermercados se preocupa com uma alimentação equilibrada e disponibiliza diversos itens para todos os tipos de ceia, buscando sempre garantir a qualidade de cada item que temos na loja para proporcionar uma ceia saborosa e agradável para todos os gostos”, destaca Jacqueline Andreazi, gerente de Marketing da Rede.
Entradas
Que tal um aperitivo de mussarela de búfala ou queijo branco com tomate cereja e manjericão? Além de colorido, é fresco e saudável.
Mix de castanhas, amêndoas e nozes com frutas secas, ricas em gorduras insaturadas, também são ótimas opções, já que agregam antioxidantes, selênio e ajudam a reduzir o colesterol. As frutas secas (damasco, ameixa, tâmara) possuem fibras que ajudam na regularização intestinal.
Legumes frescos picados como pepino, cenoura, aipo, talos, brócolis e tomate cereja também podem ser consumidos acompanhados com molhos à base de iogurte, pasta de queijos ou soja.
“Até mesmo o famoso salpicão pode ficar mais saudável com esses molhos, substituindo a maionese e acrescentando mais legumes em sua composição. A batata palha pode dar lugar à beterraba crispy assada e ralada (colorida e nutritiva) ou à batata doce. Saladas diversas, cheias de folhas e legumes crus, também são uma boa pedida”, destaca Maria Fernanda.
Pratos principais
Peito de pernil, lombo, peito de frango e peixes assados, grelhados ou cozidos, são ótimas opções. É possível fazer preparações saborosas com legumes grelhados, ervas finas e frutas. Molhos à base de iogurte, queijos magros e frutas são bons acompanhamentos, uma vez que, por serem carnes mais magras, costumam ser mais secas.
Para os acompanhamentos, é possível manter a tradicional farofa e substituir o arroz branco pelo integral. Outras alternativas: cozinhar o arroz branco com quinoa ou amaranto; acrescentar ao arroz branco cozido linhaça triturada ou chia em grãos; ou misturá-lo com legumes crus, como cenoura ou beterraba ralada. São opções que ajudam o arroz branco a tornar-se mais nutritivo e a conter mais fibras, o que auxilia no funcionamento do intestino, retarda o esvaziamento gástrico e ajuda o organismo a absorver menos gorduras.
Outra opção para a decoração são as oleaginosas em raspas (castanhas e amêndoas), além do arroz negro e o vermelho, que também podem compor uma mesa diferente e nutritiva.
Sobremesa
“Muitos sonham com a ceia pensando nos pavês, mousses, panetones e pudins, que, tão requisitados nessa época do ano, não precisam ser evitados. É preciso apenas moderação. Um pedaço ou uma fatia fina de um doce não arruínam uma dieta”, afirma a nutricionista.
Para os mais cautelosos, há opções mais saudáveis que também ajudam a saciar a vontade do doce. É possível optar por frutas, doces de/com frutas, gelatinas, sorvetes (água e fruta) e iogurtes.
Bebidas
Para quem não consome bebidas alcóolicas fica mais fácil se contentar com sucos naturais, chás gelados e batidas de frutas diversas. Além disso, águas aromatizadas com frutas, gengibre, hortelã ou outras ervas são refrescantes e saudáveis. Sucos de uva integral e cranberry também são uma boa pedida e ricos em antioxidantes. Já os sucos de frutas cítricas podem ajudar na digestão e na absorção de alguns micronutrientes.
Aos que não abrem mão do álcool, bebidas menos calóricas, como espumantes e vinhos, podem ser consumidos com moderação. É aconselhável intercalar um copo de água para cada copo consumido de bebida alcóolica.