Segundo o estudo apresentado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o DIA está entre as 50 maiores redes franqueadoras do País. Ao todo são 972 lojas no Brasil – sendo 60% franquias.
“Os nossos franqueados são grandes aliados e têm enorme importância para a expansão da rede, já que também são donos do negócio”, diz Felipe Pagotto, diretor de Franquias do DIA.
Ainda de acordo com o supermercadista, uma série de fatores permitem que a empresa cresça em meio à crise.
“Além de um modelo de logística muito bem desenhado, que visa reduzir os preços nas gôndolas, a rede tem foco cada vez maior no consumidor”.
O DIA conta com diferentes modelos de negócio: a Troca de Bandeira (o empresário pode adaptar o comércio já existente para a marca DIA), o Ponto Próprio (o franqueado constrói a loja DIA em um ponto já seu), a Conversão de Loja Própria (o comerciante assume uma loja própria do DIA) e, por fim, a Master Franquia (a concessão do direito de revender a expertise de implantação, operação e comercialização das lojas em uma região).
Atualmente, o DIA opera em cinco países, Argentina, Brasil, China, Espanha e Portugal, e conta com mais de 3.800 franquias.