Os 450 supermercados da Rede Dia, maior franquia supermercadista do Brasil, adotaram a campanha da APAS e incentivam seus clientes a utilizarem sacolas ecológicas nas lojas. Com isso, anualmente 220 milhões de sacolas deixarão de ser descartadas no meio ambiente.
Assim como todo o Estado de São Paulo, as lojas atendem ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público de São Paulo, o Procon-SP e a APAS. Pelo acordo, os clientes tiveram um tempo de adaptação para a adoção da prática e os supermercadistas oferecem algumas facilidades, como a disponibilização de sacolas reutilizáveis a R$ 0,59.
O DIA é a primeira rede de supermercados no Brasil a possuir franquias. Além disso, é a terceira maior rede de franquias do país em faturamento, de acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF).
Nasceu em 1979 na Espanha e, por meio de grande ritmo de expansão, conquistou seu espaço em seis países: Argentina, Brasil, China, França, Portugal e Turquia, estando entre as empresas de distribuição que mais crescem no mundo. Hoje já conta com mais de 6.000 lojas, entre próprias e franquias, 42 plataformas logísticas e cerca de 50.000 colaboradores.
Tendência mundial
Em cinco anos, de acordo com o Plano Nacional de Resíduos, a Espanha terá que reduzir mais de 70% o consumo de sacolas descartáveis. A legislação também está influenciando o comércio do país, que aposta cada vez mais em sacolas reutilizáveis.
O grupo Dia, por exemplo, aposta em uma estratégia de taxa para cada saco descartável. De acordo com a rede no país, esta é uma forma de evitar o uso indiscriminado dessas embalagens.
