Nos últimos dias os clientes da Rede Imec, da região Sul do País, se depararam com informações, em algumas unidades do Imec Supermercados e Desco Super&Atacado, sobre o prejuízo causado pelo consumo exagerado de sacolas plásticas. Isso é resultado de uma campanha interna realizada com os colaboradores da Rede, por meio do Projeto Ecobag Imec, criado em 2013.
A campanha busca fazer com que o colaborador entenda os impactos causados por esse material, mude seus hábitos e incentive os clientes a diminuir o consumo de sacolas plásticas, utilizando outros materiais para armazenar os produtos adquiridos nas unidades Imec e Desco.
Algumas ações são a distribuição de artigos relacionados ao assunto para os clientes, exposição, na loja, dos impactos causados por esses materiais plásticos no meio ambiente e soluções para a diminuição, ou, ainda, oferecer ao cliente caixas de papelão para empacotar as compras.
Mesmo assim, a forma mais adequada sugerida pela rede Imec é adquirir as sacolas Ecobag Imec, disponíveis em todas as lojas Imec e Desco, ao valor de R$3,80 cada. Além de ter uma vida útil de cerca de cinco anos, o lucro arrecadado com a venda das sacolas retornáveis é repassado integralmente à Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio Faciais (Fundef).
Segundo o Diretor Presidente da Rede Imec, Leonardo Taufer, esta campanha vem de encontro aos valores da empresa e a busca por mudanças que gerem resultados positivos na comunidade onde a Rede Imec atua. “Entendemos que as atitudes devem começar de dentro para fora, por isso a ideia foi lançar uma campanha que envolvesse o colaborador da Rede Imec e por consequência, atingisse o cliente no dia-a-dia da loja”, comenta.
Os colaboradores recebem informações sobre boas práticas e como as atitudes de cada indivíduo podem impactar de forma negativa o meio ambiente. Essas informações são repassadas através do jornal interno, cartazes, intranet e demais formas de comunicação utilizadas pela empresa. Além de treinamentos com a liderança, que por sua vez repassa às equipes das unidades.
Nos próximos dias será lançada uma campanha de conscientização voltada aos clientes do Imec Supermercados e Desco Super&Atacado para reforçar a questão do consumo consciente de sacolas plásticas. “Sabemos que ainda há muito por fazer, mas aos poucos a Rede Imec alcançará os objetivos traçados para uma empresa ainda mais consciente e responsável”, finaliza Taufer.
Ecobag e Fundef
Desde o lançamento do Projeto Ecobag Imec, em 2013, já foram vendidas mais de 26 mil sacolas e repassados cerca de 14 mil reais à Fundação.
A Fundef está localizada em Lajeado e atende pacientes de todo estado com malformações crânio-faciais, em especial os portadores de fissuras lábio-palatais, e oferece atendimento e tratamento para pessoas portadoras de deficiência auditiva.
Todos os atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem cobrança dos pacientes.
São Paulo
Na capital paulista, conforme Acordo realizado entre Procon-SP e a APAS, continua até novembro a promoção de ecobags nas lojas, com preço diferenciado para estimular a mudança de hábito do consumidor.
Permanece, ainda, a oferta de vantagens ao consumidor que levar suas compras em meios próprios de transporte de mercadorias. São R$0,03 a cada cinco produtos adquiridos ou a cada R$30,00. O supermercado pode optar por conceder cupons de desconto aos consumidores, que têm demonstrado cada vez mais conscientização ambiental e levado ecobags, caixas e carrinhos de feira.