A rede supermercadista GBarbosa, que atua no Nordeste, está otimista com as festas de fim de ano e estima que haja um crescimento em torno de 15% em produtos sazonais. “O aumento da renda, do emprego formal e do crédito dá segurança ao consumidor, que deve investir mais em sua ceia de Natal”, avalia o diretor comercial da rede, José Luis Miranda. A expectativa de faturamento é maior do que a divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), de 12,54% em relação ao mesmo período de 2009.
Aves especiais como peru, chester e tender são os itens mais procurados nesta época do ano. Panetones, vinhos, sidras, espumantes, bacalhau, azeites, frutas em conserva e frutas cristalizadas são itens que também não devem faltar na mesa do consumidor baiano durante a ceia natalina. “Esses produtos já recheiam as prateleiras da rede. Já com os alimentos perecíveis o fluxo é mais concentrado nas semanas que antecedem o Natal”, explica.
Os produtos importados também devem fazer sucesso nos supermercados no Natal deste ano, graças à valorização do real frente ao dólar, mas também ao aumento do poder aquisitivo das classes C e D.
Marca própria
O GBarbosa, que também tem marca própria, já investe em produtos típicos. José Luis destaca que em 2009 foram comercializados 240 mil panetones de marca própria e a projeção para este ano é que sejam comercializados 350 mil unidades. “Isso representa um crescimento de 25%. A rede trabalha para atender toda essa demanda e contribuirá para que este seja um Natal farto para o baiano”, acredita o diretor.
