As vendas por meio da internet vêm crescendo na rede de supermercados Santa Helena, com sede em Sete Lagoas (MG), e já respondem por 20% do faturamento. Conforme Frederico Machado Bastos, encarregado do setor de Tecnologia de Informação (TI) da empresa, a previsão é de que esse percentual chegue a 40% em maio de 2011.
A Rede Santa Helena, com cinco lojas, está no mercado há 10 anos, mas iniciou a operação de e-commerce em maio de 2010, após investir no aumento do mix, que subiu de cinco mil para sete mil itens, com o objetivo de atender o aumento na demanda pelos consumidores.
Segundo Bastos, o e-commerce está concentrado em uma das cinco lojas da rede na cidade, o que reduz os custos e eleva a receita. “Temos uma estrutura preparada para atender o cliente, com cerca de 25 funcionários destinados exclusivamente ao serviço”, explicou. O delivery (entregas em domicílio) atende toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), de segunda-feira à sexta-feira.
O serviço também deverá contribuir para o crescimento da receita total da rede este ano. “A expectativa é de registrar alta de 35% na comparação com 2009. Os negócios estão aquecidos e a tendência é de aumento em virtude do Natal”, explicou.
Vendas Online
Dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apontam que as vendas pela internet cresceram 42,8% em 2009, na comparação com o ano anterior. Segundo o site E-Commerce, especializado em informações desse segmento, o aumento das vendas online no comércio brasileiro deve chegar a 30% em 2010, atingindo R$ 13,6 bilhões. No ano passado, os negócios registraram alta de 33% sobre 2008.
Fonte: Diário do Comércio – MG
