Cada vez mais, grandes varejistas preocupam-se em oferecer aos consumidores carnes de qualidade, produzidas em condições menos agressivas ao ambiente e com respeito às leis trabalhistas. A chamada “carne sustentável”, que reduz o teor de gordura em até 70% e atrai consumidores preocupados com a saúde, já é comercializada nas redes Pão de Açúcar e Carrefour. Ambas realizam treinamento dos fornecedores para que adotem normas socioambientais em seus sistemas de produção de carne.
O Carrefour, por exemplo, adota desde 1999 o programa Garantia de Origem, que prevê acompanhamento e auditorias nas fazendas. O contrato exige que as propriedades estejam à frente da legislação brasileira em itens como respeito às leis sanitárias e ambientais. Hoje, 40% da carne bovina comercializada pela rede possuem o selo que identifica o programa. Já no Pão de Açúcar, a meta é triplicar a produção até o final do ano, além de comercializar carne suína e frango com o mesmo perfil.