Redes pequenas e médias do setor supermercadista tiveram alta das vendas no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, mesmo com a aceleração da concorrência dos grandes grupos que dominam o setor. As redes do segmento com lojas de cinco a nove checkouts comemoram alta de 11,7% das vendas no período. Enquanto isso, as grandes do setor continuam com planos de expansão, principalmente no Norte e Nordeste. O cenário mostra que as menores empresas do ramo ganham fôlego e querem crescer, como os Supermercados Avenida, com 20 lojas no interior de São Paulo e Paraná, que prevê faturar este ano 15% a mais que o valor obtido em 2009, de R$ 330 milhões.
Tradicional da cidade de Assis (SP), a rede da família Binatto teve um aumento de tíquete médio de 12%, em 2009, para 15% nos cinco primeiros meses do ano. Segundo o diretor comercial da rede, João Antônio Binatto Júnior, o resultado foi dirigido a um investimento estimado em R$ 15 milhões e foi empregado na abertura da 21ª loja, em Santa Cruz do Rio Pardo, e em projetos de remodelação, reforma e padronização de operação.
Outra rede que teve um volume de vendas acima da média, de 10,4% no Estado do Rio de Janeiro, foi a Prezunic, chegando a 15% de alta. Com faturamento estimado em R$ 2,1 bilhões em 2009, de acordo com o diretor comercial da empresa, Genival Beserra, a companhia continua com planos de crescer regionalmente no mercado brasileiro. Otimista com o plano de expansão, a rede, que tem 30 lojas, contempla abrir mais 10 até 2015, duas das quais com previsão de inauguração ainda este ano, no Rio de Janeiro.
Fonte: Jornal DCI
