As redes supermercadistas pequenas e médias pretendem expandir sua atuação no interior do País este ano. O objetivo é não perder espaço no mercado, já que os líderes – Wal-Mart, Carrefour e Pão de Açúcar – desejam também atingir os mercados regionais a fim de aumentar o market share. Os Supermercados Comper e Villarreal, por exemplo, manterão os planos de expansão, em sua maioria com capital próprio.
A rede Comper – que opera atualmente com 28 unidades nos Estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal – pretende atingir em 2009 receita de R$ 1,7 bilhão, número 30% maior que a do ano passado, cujo crescimento nas vendas atingiu 12%. A meta é inaugurar três lojas da bandeira até o mês de junho, sendo a primeira em Águas Claras (DF), cidade com 110 mil habitantes e distante 20 quilômetros da capital federal.
Já a rede Villarreal, do grupo Zaragoza que atua no Vale do Paraíba, manterá a meta de alcançar 15% de crescimento no conceito ‘mesmas lojas’ – abertas há pelo menos um ano – este ano. Segundo o diretor Comercial do grupo, Flávio Almeida, a companhia aplicará R$ 37,5 milhões em expansão, oriundos de caixa próprio. Em 2008, o grupo atingiu o resultado esperado, de R$ 350 milhões, valor 15% maior que em 2007. Para o executivo, a crise financeira não deverá impactar os negócios do setor, uma vez que trabalha prioritariamente com produtos básicos, não dependentes de linhas de crédito para o consumidor.
Fonte: Jornal DCI