A Seleção Brasileira estreou com o pé direito na Copa do Mundo e a maior competição futebolística do mundo também mexe com a rotina dos supermercados e a expectativa de vendas dos mesmos. No Walmart, por exemplo, as categorias de bebidas, carnes, salgadinhos, pipocas e comidas rápidas devem registrar um crescimento acima de 25% nas lojas neste período.
“Nós acreditamos que a grande festa vai acontecer na casa do brasileiro. Nos estádios, serão 45 a 50 mil torcedores. Já mais de 100 milhões de pessoas vão acompanhar os jogos de casa”, afirma o vice-presidente comercial do Walmart Brasil, Cesar Cinelli.
Já no início do torneio, a cerveja deve ser o item que mais apresentará crescimento nas vendas, como expectativa de 30% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Em seguida estão os itens para acompanhar os jogos, tais como pipoca, salgadinhos, comidas rápidas e congeladas. Nessas categorias, a expectativa é de um salto de 25%. O aumento das vendas de carnes para churrasco deve ficar em torno de 20% ante mesmo período passado.
Entre os alimentos, as principais apostas do Walmart são os produtos marca própria. Custando de 10% a 30% menos que as marcas líderes, as lojas esperam um crescimento de 25% com relação a 2013 nesses itens. “Nossa linha alia preço e qualidade, e o consumidor já reconhece isso”, explica o diretor de Marca Própria da rede, Antônio Sá.
Embalagem verde e amarela
Os consumidores que forem às lojas do Carrefour em junho e julho perceberão uma novidade: 13 produtos Marca Própria ganham embalagem especial, inspirada no clima de futebol que toma conta do país. O novo design dos pacotes traz a ilustração de um estádio de futebol e coloca o produto como o grande personagem da partida, cercado por holofotes. Além disso, todos os produtos com esta nova embalagem integram a promoção “Leve Mais Pague Menos”, na qual o consumidor adquire uma quantidade maior do item escolhido pelo mesmo preço do tamanho original.
São diversos produtos de pronto consumo, tais como batata lisa e ondulada, requeijão cremoso, biscoito de polvilho, néctares de uva, laranja e maracujá, água mineral, entre outros, para que o cliente possa fazer a festa em casa com o máximo de comodidade e praticidade. São itens que tipicamente estão na lista de compras dos brasileiros em tempos de jogos.
Em 2013, o Carrefour lançou 560 produtos de Marca, com destaque para o setor de perecíveis e mercearia, que acumularam cerca de 350 novos itens.