#Partiuviagem. #Partiufeira. Muito além de compartilhar fotos e interagir com os amigos, as redes sociais têm se tornado uma importante ferramenta no planejamento estratégico das empresas. Neste contexto, a edição de março da Revista SuperVarejo ouviu redes de supermercados e fornecedores da indústria para descobrir as vantagens de estar conectado no mundo digital, a partir do relacionamento mais próximo com os consumidores.
Na visão de Lúcia Moreira Pinheiro, gerente de Comunicação Externa do Walmart Brasil, as redes sociais, quando inseridas no planejamento estratégico da empresa, podem, sim, impulsionar as vendas e o modelo de negócios, e não “apenas” atuar como um canal de comunicação e engajamento com o público. “Em uma sociedade cada vez mais conectada digitalmente, na qual informações e dados trafegam pela rede com uma agilidade cada vez maior, e onde aplicativos, gadgets e outros meios estão cada vez mais disponíveis e acessíveis, esta conectividade e velocidade devem agregar valor ao negócio, seja do ponto de vista reputacional, estratégico ou mercadológico”, conta.
A opinião – ou pedido – dos consumidores nas redes sociais pode, inclusive, influenciar diretamente a decisão de uma empresa no lançamento de determinado produto. Este case de sucesso é compartilhado pela Vigor Alimentos. “Um levantamento com os consumidores nas páginas do Facebook e Twitter ajudou na escolha dos novos sabores dos iogurtes Grego – ganache, goiabada e maçã com canela”, afirma a diretora de Marketing da empresa, Anne Napoli. Segundo ela, “a relação próxima com os clientes proporciona uma melhor adequação dos produtos às preferencias dos mesmos, o que auxilia na melhora do atendimento”.
E quando as redes sociais se transformam em mural de reclamações? A reportagem da Revista SuperVarejo ainda traz experiências dos supermercados e fornecedores da indústria no que tange às reclamações no ambiente virtual, bem como o futuro das redes sociais para a melhor comunicação com os clientes e o consequente aumento das vendas. Confira a íntegra da reportagem na edição 156 da Revista SuperVarejo, que estará disponível aos associados ao longo do mês de março.
Acompanhe a APAS nas redes sociais
É muito fácil se informar sobre todas as notícias de relevância no âmbito profissional e pessoal do setor. Basta seguir a APAS no Twitter e curtir a página no Facebook compartilhando os posts. Outro canal de comunicação é o Portal APAS que, diariamente, é atualizado com informações sobre a Associação – no que tange às atividades do dia a dia e às causas defendidas em prol dos interesses dos supermercadistas -, além, claro, das novidades do setor.
A Feira APAS, o maior evento mundial do setor supermercadista, também possui o seu espaço virtual. O site oficial (http://www.feiraapas.com.br/) reúne muitas informações sobre a edição 2013 e apresenta as empresas que já garantiram presença na edição comemorativa de 30 anos, que será realizada entre os dias 05 e 08 de maio de 2014, sob o tema “CONFIANÇA”.
Não perca tempo e fique por dentro de tudo que acontece na APAS e no setor supermercadista.
Siga a APAS no Twitter: www.twitter.com/infoapas
Curta nossa fanpage: www.facebook.com/portal.apas