Os espaços ociosos nas áreas dos supermercados vêm ganhando importância estratégica no crescimento das redes e transformando-se em verdadeiros shoppings centers. O objetivo das gigantes do varejo é buscar alternativas para aumentar a rentabilidade.
O grupo Pão de Açúcar, por exemplo, criou uma subsidiária para gerir sua carteira imobiliária, visando ampliar a área de vendas das galerias comerciais. O diretor da divisão de galerias e imóveis da empresa, Edson Emygdio, confirma que o tamanho dos centros comerciais tem aumentado nos supermercados, mas afirma que a evolução das galerias não se resume ao tamanho dos espaços dedicados a elas. “As necessidades demonstradas pelos clientes nos pressiona a colocar sempre novidades em termos de novas marcas, assim como introduzir uma arquitetura mais moderna”, completa.
Para o diretor, o supermercado é uma opção atrativa para o lojista, uma vez que o preço do aluguel – baseado em um percentual sobre o faturamento da loja ou sob um valor mínimo pré-estabelecido – é menor do que uma loja em shopping center. A galeria da unidade Extra da Avenida Juscelino Kubitschek, na capital paulista, possui o mix mais completo, com 25 lojas no total.
Fonte: Jornal Gazeta Mercantil